Querida Amiga posso estar olhando para você, sabendo de alguma coisa eu te informo. Que pena você querer deixar Uberaba, mas temos que fazer o que é melhor para nós. Te apoio na decisão . Beijos.
Bem-vindo ao nosso site
Bem-vindo ao nosso site Olhar Radiológico, ele deve ser um guia para seus visitantes saberem mais sobre o mundo da Radiologia. Seus conceitos, curiosidades, pesquisas e oportunidades oferecidas na área.
O que vocês acham da quantidade de exames de imagem que são feitos utilizando radiação ionizante
Data: 15/11/2011
Assunto: Césio e Rad.Ionizante
Olá Félix , meu amigo.
Gostei do Site, e das matérias , uma sobre o Césio 137 e a dos médicos repensando sobre os pedidos frequentes de tomografia.
Aqui em Londrina no Hospital Universitário a Tomografia está sendo solicitada como se fosse Rx.
Está incrível, mas os plantões ficam na mão de Internos e Residentes, é isto que vai dar, não.
Mas tenho certeza que os índices de câncer vai aumentar daqui para frente e aí pode ser tarde para alguns, não?
Mais uma vez parabéns , logo que puder vou participar.
Olha coloque uma foto nossa aí.
Jarbas
Data: 26/06/2012
Assunto: Re:Césio e Rad.Ionizante
Querido Amigo Jarbas
Que prazer ter esse contato com você nesse canal.
Infelizmente esse esta sendo uma realidade em todo Brasil, os plantões ficar na mão de pessoas despreparadas que usam os exames radiológicos de maneira desordenada e sem critérios, achando que esta ajudando mas estão sim provocando danos nos usuários dos serviço.
Vou encontrar uma foto nossa e colocar aqui, forte abraço.
Data: 26/07/2011
Assunto: Emprego
Por favor alguém me ajude, terminei o curso técnico em Radiologia não consigo arrumar emprego, moro em Suzano São Paulo, meu maior sonho é poder atuar na área de Radiologia.
Muito obrigada! Ana Paula/ e mail:paulinhamay1@hotmail.com
11 69751656
Data: 04/08/2011
Assunto: Re:Emprego
Ana Paula!
Boa noite, a sua preferência de vaga é no estado de São Paulo ou capital ou pode ser em outros estados?
Atenciosamente,
Felix
Data: 16/06/2011
Assunto: radiação ionizante
Pois bem,
A quantidade de exames talves não seja um parametro para se "achar" se e uma grande quantidade. O que seriam uma gtrande quantidade, ou uma quantidade pequena???
O interessante seriam a forma de como se pedir estes ou aqueles exames, quais os criterios adotados ou dotados.Haveria a necessidade de muito exames para um só caso clín ico. Seria o ac por profissional opu outra instituiç~]ao hospitalar "" se é daquele Hospital não serve---- e melhor pedir outro exame.Ou seriam formar profissionais mais capacitado - tipo - selo de qualidade das Clínica de Rx.
gabriel
Data: 16/06/2011
Assunto: Re:radiação ionizante
* Caro Gabriel, concordo com você em alguns aspectos, que a solicitação dos exames estão cada vez mais de uma forma bem subjetiva, que leva muitas vezes a execução de um exame genérico, não direcionado a finalidade do diagnóstico do paciente/cliente é um ponto.
* O exame não servir de uma instituição para outra vejo em vários aspectos: 1° O exame genérico; 2° de baixa qualidade, que realmente não permite um diagnóstico; 3° termos financeiros que no atendimento, incorporando um exame complementar consegui-se agregar mais recursos financeiro ao mesmo.
* A criação daquele cartão SUS era para ter um prontuário eletrônico que se controla a vida clinica do usuário, não permitindo que ele realize procedimentos em duplicidade para onerar os cofres públicos, que já seria um regulado de proteção radiológica, que não só o SUS, mas todos os convênios estariam interligados, mas não foi adiante.
* Concordo também que a formação, qualificação e capacitação de uma boa parte dos profissionais que atuam na área esta aquém do que o mercado necessita, ficando assim exames e procedimento genérico de baixa qualidade.
* Seria um boa a criação do selo de qualidade, mas o tema torna-se mais complexo do que começamos a discutir.
* E com o que você já levantou o que acha da influência das radiações ionizantes na vida de nós brasileiros, nossa expectativa de vida vem mudando com essa postura tomada na área da saúde? O aumento do numero de casos de cânceres, pode estar ligado a esses procedimentos não controlados e indiscriminados? Hoje damos mais diagnóstico ou aumentamos os casos? São varia dúvidas que pairam no ar. O tema é muito complexo temos muito que discutir.
Fica para refletir e me dar uma resposta ou abraço e obrigado por iniciar o nosso debate!
Data: 28/06/2011
Assunto: Re:Re:radiação ionizante
A radiação ionizante está muito presente em nosso cotidiano, nas indústrias, consultórios odontológicos, e praticamente em todos os exames realizados por imagem. O cuidado que se deve ter é que, devido ao caráter acumulativo da radiação ionizante para fins de produção de efeitos biológicos, não se deve realizar radiografia, tomografia e outros sem necessidade. Por isso que é importante o técnico estar extremamente bem preparado e capacitado para realização do exame, pois o risco de dano é maior para o operador, que executa rotineiramente muitas radiografias por dia. O risco associado à exposição à radiação é mínimo, principalmente quando comparado com o benefício obtido.
Data: 11/07/2011
Assunto: Re:Re:Re:radiação ionizante
Márcia obrigado pela participação, concordo com você que todos esses métodos que utilizam radiações ionizantes são prejudiciais a saúde dos usuários, mas a tomografia m questão, dos métodos que você citou promove a maior dose efetiva ao usuário, sendo assim saiu essa matéria na Folha de São Paulo do dia 25/06/2011 no caderno de saúde:
"Médicos brasileiros estão reduzindo os pedidos de tomografia e substituindo o exame por outros que não emitem radiação ionizante, como o ultrassom e a ressonância magnética.
A iniciativa, confirmada pelo CBR (Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem), ocorre após estudos recentes revelarem que até 2% dos cânceres nos EUA podem estar relacionados ao uso desse tipo de radiação."
Então percebo que existem paradigmas a serem quebrados para que a população não pague
pela incoerência falta de informação de alguns profissionais.